Viveiro Fazenda da Esperança

Palmeira Fênix

Nome científico: Phoenix
Classificação superior: Phoeniceae
Classificação: Gênero
Classe: Liliopsida
Reino:Plantae
Phoenix é um género que inclui cerca de 15-20 espécies de palmeiras, nativas do norte de África e de Creta e Turquia, no sudeste da Europa e Médio Oriente, à China e Malásia.
Assim como outras espécies de palmeiras, a fênix pode crescer muito. Há casos que ela chega aos quatro metros de altura. Contudo, ela pode ser cultivada em vasos grandes. Suas folhas são delicadas e formam um leve arco, devido ao tamanho. Essa planta leva cerca de dois anos para crescer. Ela é de regiões com clima tropical e é resistente ao calor e ao vento. Isso faz com que ela seja ideal para varandas, terraços, jardins e sacadas. Além disso, é possível cultivá-la em ambientes internos, desde que a manutenção seja feita corretamente. Com os cuidados corretos, essa planta pode durar por aproximadamente uma década. A palmeira fênix é uma planta de fácil manutenção. Contudo, ela é bem delicada e precisa de cuidados frequentes. Neste tópico você vai ver quais os principais cuidados para que a sua planta cresça bonita e saudável: Rega: ela deve ser regada diariamente nas semanas logo após o plantio. Depois de fixada, ela pode ser regada duas vezes na semana. Sol: essa palmeira pode ficar em lugares fechados com luz indireta. Porém, o ideal é que ela receba luz direta do sol por, pelo menos, quatro horas no dia. Vaso: apesar do tamanho, ela pode ser plantada em vasos. Apenas deve-se escolher um material resistente para suportar seu peso e as raízes. Muda: as mudas têm cerca de 40 cm e podem ser plantadas diretas no solo. Contudo, é preciso adubação constante.
  • Solo: o solo dessa planta precisa ser bem arejado e drenado. Por isso, o substrato pode ser misturado com areia ou perlita. Além disso, ele deve ser sempre úmido, porém não deve ser encharcado.
  • Adubação: na fase de muda em vaso, essa planta requer adubação constante de nitrogênio. Isso pode ser feito com adubo orgânico. A planta deve ser adubada três vezes ao ano: primavera, verão e outono.
  • Manutenção: basta retirar as folhas mais velhas e marrons. A poda excessiva pode deixar a planta vulnerável.

Estas dicas ajudam muito na hora de cultivar uma planta. Contudo, é preciso ficar de olho nas necessidades específicas de cada exemplar. Esse tipo de cuidado pode dar ao seu jardim uma vida muito mais saudável e feliz. Quando o assunto é paisagismo, é preciso pensar no que se espera do jardim. Além disso, é necessário considerar as condições de iluminação, o tamanho e o clima do local.