Trabalho

As atividades profissionalizantes e ocupacionais são essenciais no processo de recuperação do jovem diante da laborterapia. É muito mais que uma terapia ocupacional, pois o acolhido pode aplicar no trabalho seu tempo, energia, inteligência, criatividade preparando para o mundo exterior.

Na Fazenda da Esperança encontram seu próprio valor no trabalho. O desafio de assumir o compromisso de trabalho exige disciplina, força de vontade, desacomodação, perseverança, esforço físico e mental, superação da instabilidade própria da situação de uso de drogas, coragem de enfrentar dificuldades e a rotina do dia-a-dia de trabalho, com horário e responsabilidade. Adquirir ou recuperar tudo isto é um treinamento.

Espiritualidade

A espiritualidade do Evangelho é transmitida aos jovens principalmente através da própria vivência dos coordenadores do projeto. Diariamente é feita a meditação de uma frase do Evangelho, que os jovens colocam em prática e à noite partilham as experiências concretas feitas à luz dessa frase.

Há também a Escola de formação no período final da recuperação com aprofundamento dos pontos da espiritualidade e treinamento para coordenação de outros jovens.

Convivência

O convívio em comunidade terapêutica, por um ano, inclui atendimento das necessidades básicas, no sentido de viabilizar a permanência do jovem na entidade, a saber: alimentação, manutenção das casas, administração, medicamentos, assistência à saúde;

A comunidade oferece ainda condições para uma vida de comunidade como instrumento de mudança de mentalidade e atitudes. O jovem vive em casas com dois coordenadores (internos que já estão no final de seu tempo de recuperação), com troca de experiências e participação nas tarefas domésticas. Há o acompanhamento pessoal dos jovens nas casas, através da observação, dos colóquios com os responsáveis e da avaliação própria e do grupo.

Quem Somos

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga. Seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes: o Trabalho como processo pedagógico; a Convivência em família; e a Espiritualidade para encontrar o sentido da vida.

A Fazenda está de portas abertas em todos os estados brasileiros para acolher homens e mulheres fragilizados pelo consumo das drogas, transformando dor em alegria. O número de comunidades no mundo já ultrapassou uma centena de unidades estruturadas em países da Ásia, África, América e Europa, sob contínuo crescimento devido a globalização dos graves problemas sociais que assolam a humanidade.

As pessoas que se identificam com o carisma da Fazenda podem encontrar sua vocação na Igreja fazendo parte da Família da Esperança – uma Associação Privada de Fiéis, de caráter internacional, reconhecida pelo Pontifício Conselho para os Leigos, cuja missão é levar a Esperança, Jesus Cristo, ao maior número de jovens do mundo inteiro, conforme as palavras do Papa Bento XVI.

Recuperação


A Fazenda da Esperança acolhe jovens que desejam se libertar das drogas e do álcool

A Fazenda da Esperança acolhe pessoas com idade entre 18 e 59 anos que desejam livremente se recuperar de drogas, álcool e tantos outros tipos de vícios. É necessário entrar em um processo pedagógico de 12 meses de duração. Quem pretende enfrentar esse desafio dá o primeiro passo através de uma carta escrita a próprio punho, manifestando os motivos da sua vontade em buscar vida nova. O interessado em uma vaga deve enviar seu pedido de ajuda à comunidade mais próxima de sua residência.

Assim, possibilita a seus parentes visitá-lo a partir do terceiro mês, quando os relacionamentos são reatados, a fim de superarem juntos os problemas gerados pelas drogas e pelo álcool. O candidato recebe uma explicação dos procedimentos e das regras a serem seguidas para se recuperar em uma das comunidades da Fazenda da Esperança. No dia da entrevista, são exigidos documentos, exames médicos e sobriedade. O acolhimento é feito pela equipe de coordenação local e depende principalmente da disposição pessoal e vontade de se tornar um "homem novo", demonstradas pelo candidato.

O grande diferencial da Fazenda é acolher gestantes e mães com seus filhos crianças, ao contrário de outras comunidades e clínicas de recuperação. A parte feminina considera importante que a mãe tenha seus filhos por perto e não se distancie durante o período de 12 meses. Essas mulheres passam por um caminho de acompanhamento, onde o amor transforma tantas vidas e a família ganha um sentido ainda maior.

Como ajudar

Tornando-se um voluntário. Para ser um voluntário, entre em contato conosco.

Para realizar doações:

Caixa Econômica Federal:

OBRA SOCIAL NOSSA SENHORA DA GLORIA – FAZENDA DA ESPERANCA
CNPJ 48.555.775/0084-87
Caixa Econômica Federal
Agência 0147
Operação 03
conta corrente nº 01236-4

Pix

CNPJ: 48.555.775/0084-87

Entre em Contato

Endereço Escritório

Endereço Fazenda