Viveiro Fazenda da Esperança
Dedaleira
Nome Científico: Lafoensia pacari (Lythraceae), Dedaleiro.
Características: O Dedaleiro é uma espécie arbórea com 5-18 metros de altura, tronco com 30-60 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada. As folhas são do tipo simples, opostas, coriáceas, com margem ondulada e glabras em ambas as faces. As flores do Dedaleiro possuem coloração esbranquiçada e estão dispostas em inflorescências. Os frutos são cápsulas lenhosas contendo sementes aladas.
Locais de Ocorrência: Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul até Santa Catarina.
Madeira: Moderadamente pesada, dura, textura fina, brilho pouco acentuado e de grande durabilidade quanto em contato com o solo. É utilizada para obras externas internas e, além disso, é utilizada na arborização urbana e na recuperação de áreas degradadas.
Aspectos Ecológicos: Planta decídua, indiferente às condições físicas do solo, característica da floresta de altitude (semidecídua e de pinhais), entretanto, também encontrada no cerrado. Ocorre principalmente nas formações secundárias como capoeiras e capoeirões. Sua dispersão é ampla, porém descontínua.
As espécies de árvores nativas como o DEDALEIRO são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.
Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.
No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes.