Viveiro Fazenda da Esperança
Cereja Roxa
É nativa dos tabuleiros praianos e restingas bem como a mata atlântica litorânea, ocorrendo desde o Nordeste até Santa Catarina, Brasil.
CAMBUÍ – vem do tupi-guarani e significa “Galho fino”. Também chamada de Cambuí roxo, Ameixa ou Cereja de Joinville, Cereja preta e Ameixa da mata atlântica.
Características: Arvoreta ramificada de 2 a 4 metros de altura, com copa arredondada, cônica e densa com até 2 metros de diâmetro. A ramagem e folhas novas são ferrugineas passando para cor amarelada e depois ficando verde escuro luminoso. A casca é descamante de cor marrom avermelhada, desnudando um tronco liso e avermelhado. As folhas são simples, glabras (sem pelos), opostas, com pecíolo ou haste de 5 a 8 mm de comprimento, a textura é coriácea (semelhante a couro) a margem é lisa e o ápice recurvado para baixo. Estas medem 6 a 8 cm de comprimento por 2,5 a 3,5 cm de largura, com base cuneada (em forma de cunha) e ápice cuspidado (termina em ponta alongada e fina). As flores são hermafroditas, actinomorfas (com vários planos passando pelo mesmo eixo), nascem em grupos de mais de 20 em pedúnculos bíparos (haste que se divide em 2 ramos cada um com uma flor) de 1 a 2 cm de comprimento, nas axilas das folhas nos ramos terminais. Estas medem 8 mm de diâmetro e são formadas de: cálice (invólucro externo) com 4 sépalas persistentes e corola (invólucro interno) com 5 pétalas livres, ovoides, medindo 8 mm de comprimento por 5 mm de largura. Os frutos são bagas de 2 a 3 cm de diâmetro de cor roxo enegrecido quando madura.
Dicas para cultivo: planta de fácil cultivo e rápido crescimento, bastante resiste a baixas temperaturas (até – 3 graus). Pode ser cultivada em todo o Brasil, e em qualquer altitude.. Aprecia diversos tipos de solos, desde arenosos, turfosos e até arenosos, mais estes devem ser profundos, úmido, neutro (com pH ente 5,0 a 6,2). É preciso plantas no mínimo 2 plantas para uma melhor produção. Começa a frutificar com 2 a 3 anos após o plantio.
Mudas: As sementes são recalcitrantes (perdem o poder germinativo em 20 dias se forem secas), alongadas com um lado plano, do tamanho de um feijão e germinam em 30 a 60 dias, se plantadas em substrato feito de 40% de terra, 20% de areia e 40% de matéria orgânica. As sementes podem ser semeadas em jardineiras ou canteiros e depois quando estiverem com 10 cm de altura podem ser transplantadas para embalagens individuais que devem ser deixadas em local com sombreamento de 50%. As mudas atingem 35 cm com 8 meses após a germinação. A melhor época de plantio é o mês de setembro a outubro.
Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 5 x 5 m entre plantas. É bom fazer covas de 50 cm nas três dimensões e prepará-las com 2 meses de antecedência misturando aos 30 cm da terra inicial da cova 1 kg de calcário, 1 kg de cinzas e cerca de 6 pás de matéria orgânica. A melhor época de plantio é de setembro a novembro. Após o plantio irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.
Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou os cruzados atrapalhando a ventilação da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 pás de cama de frango bem curtido + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois manter essa adubação.
Usos: Frutifica nos meses de março a maio. Os frutos são consumidos in natura e muito apreciados. Os frutos sem sementes são ótimos para se fazer bolo e também servem para fabricar sucos, sorvetes e geleias. As flores são apícolas e a arvore é ornamental podendo ser cultivada com sucesso na arborização urbana.