Viveiro Fazenda da Esperança
Angico
Família: Mimosaceae
Nome Científico: Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenan.
Nomes Comuns: Angico, angico vermelho, angico preto.
Etimologia: Anadenanthera, antera sem glândulas; macrocarpa, devido ao grande tamanho de sua semente.
Angico é a designação comum a várias árvores dos gêneros Piptadenia, Parapiptadenia e Anadenanthera da sub-família Mimosoideae. Elas são nativas da América tropical, principalmente do Brasil e também são exploradas e/ou cultivadas devido à boa qualidade da sua madeira.
O angico é uma árvore com porte mediano, atingindo até 15m de altura, com casca grossa e muito rugosa. As folhas são compostas com 20 a 80 folíolos, sempre aos pares. As flores pequenas, do tipo pincel, de cor creme e estão agrupadas em inflorescências globosas. Os frutos são vagens achatadas, finas, compridas e de cor escura.
As folhas são tóxicas ao gado, porém quando fenadas ou secas juntamente com os ramos novos, constituem em excelente forragem para bovinos, caprinos e ovinos. A madeira serve para estacas, mourões, lenha e carvão de elevado poder calorífico. De acordo com estudos feitos pela Embrapa Semiárido, aos 8 anos de idade, o angico apresentou altura média de 3,7m e diâmetros a altura do peito de 4,7cm com um incremento médio anual de 1,1m3/ha ano-1, indicando que essa espécie pode ser considerada como uma opção para produção.